Tutorial: criando redes ponto a ponto (ad hoc) para jogos


Você deve se lembrar de quão bom era jogar em lan houses com amigos aquela partidinha de Counter-Strike ou Warcraft não é verdade? Mas para se jogar em rede era necessário ter uma infraestrutura de equipamentos e cabos para que a ligação fosse necessária acontecer, além de uma pessoa especializada para montar a rede; Com o avanço da tecnologia podemos hoje fazer redes em qualquer lugar. Mostrarei neste tutorial como se montar redes temporárias em ad hoc, muito utilizada para jogos. O que você vai precisar é apenas de um computador com Windows 7 e um adaptador de rede sem fio devidamente instalado seu driver e hardware, e claro, que esteja ativado também.

1 - No menu Inciar digite "ad hoc" na caixa de pesquisa e clique no resultado acima "Configurar rede ad hoc (computador a computador)".


2 - Irá aparecer uma breve descrição do que é uma rede ad hoc e seu limite de distância para que seus dispositivos funcionem corretamente. Clique em Avançar.



3 - Nesta tela você vai escolher o nome da sua rede e a senha de acesso. Lembrando que: a senha de acesso é opcional.

No exemplo criei a minha rede com o nome "jogo_counter_strike", logo abaixo você verá três opções de configuração no Tipo de segurança: Sem autenticação (Aberta), WEP e WPA2-Personal.


Caso você não queira criar uma senha para a sua rede, basta escolher a opção "Sem autenticação (Aberta)" e clicar em "Avançar".

Caso você queira criar uma senha para os usuários terem acesso á sua rede, basta criar no campo "Chave de segurança". No campo "Tipo de seugurança" escolha entre WEP e WPA2-Personal - menos segura e segura respectivamente - No exemplo criei a minha senha "jogo12345" e clique em "Avançar".


Aparecerá uma tela informando que a rede está sendo configurada. Aguarde...


Por fim, a rede será criada e esta tela será mostrada com as configurações que você escolheu. Clique em "Fechar".


Na área de notificação do sistema, sua rede aparecerá com o status "Aguardando usuários", ou seja, basta os dispositivos que estejam no alcance de sua rede se conectarem a ela.


Quando todos os dispositivos se desconectarem de sua rede, ela deixará de existir, bastando apenas criar uma outra novamente. Você pode salvar sua rede marcando a caixa "Salvar esta rede" nas etapas de configuração iniciais.

Dúvidas? Deixe seu comentário! Abraços e até a próxima! ; )