Servidores DNS: a Internet mais fácil


Você não pode deixar de acessar o UOL todos os dias? Já sabe o endereço de cabeça? Claro, é muito simples: www.uol.com.br, ok, beleza! Mas e se o endereço do site fosse 200.221.2.45? Você decoraria fácil? Pois é, não é tão simples assim. Mas no início da Internet funcionava desta forma. Para minimizar essa situação, foram criados os Servidores de Nomes de Domínios (Domain Name System - DNS).

Qual a função desses servidores?

Os servidores DNS convertem (ou resolvem) os nomes de domínios em seus respectivos endereços IP. Por exemplo: o site 31.13.73.23 até a publicação deste post redirecionava para o site da rede social Facebook (experimente copiar o endereço IP e colar na barra de endereço do seu navegador). Para isso, quando você digita www.uol.com.br e dá enter no seu navegador, o seu computador solicita para o servidor DNS a localização IP do domínio em questão, que no exemplo dado acima é 200.221.2.45.

Existem inúmeros servidores DNS acessíveis ao público gratuitamente, no entanto, existem dois mais populares que se destacam: OpenDNS e Google Public DNS.

O OpenDNS é o segundo maior servidor DNS do mundo, responde por mais ou menos 3% do tráfego da rede mundial de computadores (aproximadamente 50 milhões de usuários), se destaca por ser estável e possuir mecanismos de segurança contra ataques e pishing super avançados, além de seus servidores serem atualizados de cinco em cinco minutos. Seu endereço primário é 208.67.222.222 e secundário é 208.67.220.220.

O Google Public DNS é o maior servidor DNS do mundo e responde por cerca de 86% das solicitações da Internet (aproximadamente 70 milhões de usuários). Sua principal característica é o desempenho, eficiência e eficácia na resolução dos domínios. Considerado também atualmente o servidor DNS mais rápido do mundo. Seu endereço primário é 8.8.8.8 e secundário é 8.8.4.4.

Obs.: Por que endereços primários e secundários?
Caso o servidor principal dê problema, o auxiliar assume automaticamente.


  • Alterando o servidor DNS na placa de rede


Aproveitando o post, elaborei um pequeno tutorial de como alterar o servidor DNS na placa de rede do seu computador, vamos lá:

ATENÇÃO: este tutorial aplica-se a máquinas com sistema Windows.

Primeiramente, abra o Painel de Controle e localize "Central de Rede e Compartilhamento"




Abrirá um tela onde exibirá as conexões existentes no seu computador, localize do lado uma opção "Alterar as configurações do adaptador" e clique.



Localize o adaptador de sua conexão com a Internet, no meu caso, eu utilizo conexão cabeada via roteador (Ethernet), se você utiliza conexão sem fio, selecione seu adaptador Wi-Fi.



Com o botão direito do mouse, abra o menu flutuante e clique na opção "Propriedades"



Abrirá uma janela com as propriedades de seu adaptador, na lista de funções, localize a opção "Protocolo TCP/IP Versão 4 (TCP/IPv4)", dê um clique nela e se habilitará o botão "Propriedades", clique nele em seguida.



Na próxima janela que surgirá, abaixo existirá uma opção "Usar os seguintes endereços de servidor DNS", dê um clique e habilitará a edição dos campos "Servidor DNS preferencial" e "Servidor DNS alternativo".



Edite os endereços IP do servidor DNS que você escolher, no exemplo, utilizei o endereço primário (preferencial) e secundário (alternativo) do OpenDNS. Terminada a edição, clique em "OK" e feche todas as janelas abertas.



Pronto, você já está utilizando os serviços de seu servidor DNS preferido!

Dúvidas ou simplesmente gostou do post? Comente! Até a próxima!