Análise de redes: ping e tracert

Em ambientes MS-DOS utilizamos comandos para verificarmos o status de determinadas redes, e também verificarmos possíveis problemas. Abordarei nesse post as funções de dois comandos básicos: PING e TRACERT.

  • Ping: o jogo das redes

O comando ping envia para determinado host dois pacotes de 32 bytes cada, esse host devolve esse mesmo pacote para o emissor, totalizando quatro pacotes. A principal função do ping é verificar se o host está se comunicando perfeitamente. O ato de enivar o pacote se chama "ping" e o ato de receber se chama "pong". No exemplo abaixo, fiz o comando do meu computador para meu roteador:



No outro exemplo, fiz o comando do meu computador para o site do UOL:


  • Tracert: passeando por aí

O comando tracert rastreia o caminho que o pacote com a solicitação faz para chegar ao seu destino. No exemplo, dei o comando tracert no site americano www.nist.gov, que é o site do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologias dos Estados Unidos. O tracert mapeia todos os roteadores em que o pacote com a minha solicitação passa para chegar ao seu destino, observe:



Observações:
  • Roteadores com segurança que não aceitam solicitações ou não servem de "ponte" para outros são identificados com " *     *     * ".
  • O tracert rastreia no máximo 30 hosts, mas o caminho pode ser menor ou maior dependendo da circunstância. Nem todo caminho curto é o mais rápido na Internet.